Cities Strategy

Planejamento
Econômico
Social e
Espacial

O Posicionamento duma Cidade no território não é fruto da casualidade, nem sequer da soma de ações isoladas. A contribuição duma Visão de Cidade, que papel deve cumprir a Cidade em seu território, uma Liderança Política que o ponha em marcha, o execute e o transmita aos cidadãos, sim cria um Posicionamento. Um conjunto de atuações concretas que os cidadãos e os observadores externos as vejam como parte dum projeto.

Decisões
Coletivas.
Visão de
Cidade

O Planejamento Estratégico de Cidades tem passado por numerosas fases sendo sua característica mais comum a formação dum nexo para o Planejamento Econômico, Social e Espacial, dando um verdadeiro caráter integral aos objetivos compartilhados entre os Governos Locais e seus cidadãos.

Visão de Cidade,
Liderança de Cidade,
Decisões Coletivas

A Visão da Cidade, quando é possível e aceitada, se converte na pedra angular do exercício da política, da tomada de decisões empresariais, administrativas, sociais, sindicais, culturais e o mais importante: cidadãs.

A liderança nas Cidades do Século XXI é democrática, compartilhada, conhecida ou reconhecida, e sua não existência está levando a numerosos territórios a uma de suas mais profundas crises econômicas, políticas e sociais e portanto, de sistema.

A partir da geração da Visão da Cidade, as técnicas de planejamento estratégico devem ser utilizadas para conseguir um consenso entre os agentes sociais que possibilite exercer a Liderança da Cidade que influa na tomada de decisões coletivas.